PRAIAtiva é uma startup que idealizei, criei e comecei a promover em fins de 2016. Seu diferencial: a primeira plataforma que conecta quem oferece com quem busca atividades de esporte e lazer EXCLUSIVAMENTE na praia.
Sendo validada ainda mais e com sucesso – como provam esses resultados, tem números que demonstram ser também um grande negócio. Por isso, está em busca de investidores e parceiros para ir avançando. Longe de parecer pretensioso, associo logo ao sensacional slogan da Volks (1988) - PRAIAtiva, você conhece, você confia! – quando analiso melhor esses dados.
No facebook, 2.800% de aumento e no Instagram, 9.600. Tudo isso em apenas 28 dias (9/11 a 6/12/20)!!
Com apenas 7 posts no instagram, mais 9 no facebook, nesse mesmo período e com uma média muito baixa de postagens desde dez/16, e nenhuma estratégia de captura, posso imaginar onde estaria se a atividade fosse maior (rsrs). O que explica números assim? Primeiro, é claro, a confiança inicial de tantos que foram lá, curtiram, visualizaram, compartilharam, comentaram! Nossos sinceros e mais profundos agradecimentos a cada um!
Mas, estou aqui mais para compartilhar com vocês o que eu considero as razões por trás de todo esse engajamento, com tão pouca atividade de marketing e em tão pouco tempo.
Podem ficar à vontade de comentar, sendo especialista ou não no assunto. Sempre digo que PRAIAtiva é uma ideia e plataforma colaborativa e do bem porque permite isso para produzir resultados para todos. Até mesmo para reforçar ou não algumas estratégias simples de marketing tão comentadas hoje em dia.
Eu entendo, por exemplo, que estamos contribuindo para solucionar não apenas uma necessidade física, ou uma frustração de grande parte da população do Brasil.
Vale ressaltar que 100 milhões de brasileiros, com mais de 15 anos de idade, não fazem nenhuma atividade física (IBGE, 2017). Eu disse “nenhuma”!! Embora o esporte signifique saúde e boa forma para 97% da população, relacionamentos para 93%, para 86% elimina o mal humor, um escape da rotina para outros 85% e ajuda contra os problemas, segundo pensam 76%. São resultados de uma pesquisa feita em 3 momentos (até 2008) com 2.000 praticantes ou não de esportes, idade entre 10 e 94 anos, nas 5 regiões do Brasil.
Acho que PRAIAtiva é percebida como uma solução não “apenas” de uma necessidade física/estética, ou de uma frustração.
PRAIAtiva atende, especialmente, a uma carência que afeta e muito a nossa saúde física e mental, e a nossa vida, muitas vezes sem que percebamos isso. Carência que se expressa nessa “dor” característica de nosso público-alvo: “preciso muito entrar em forma, relaxar e preservar minha saúde, mas não sei como, nem quando ou com quem posso fazer isso ao ar livre, na praia.” Eu, que jogo vôlei de praia há alguns anos, passei por isso. Sempre busquei ser ativo porque a saúde vem junto com essa escolha. Ao ar livre então e na praia..., a Natureza faz o resto.
Além disso, tem o conteúdo das mensagens, é claro! Usando técnicas básicas de SEO e criando textos coerentes e atrativos, a gente deve agir como se fosse o técnico de futebol: não atrapalhar o que ou quem realmente decide.
O jogador em campo com sua criatividade e gols que faz ou evita. Ou a ideia e a necessidade atendida por ela para alcançar os objetivos de marketing. Quem cria, planeja, organiza ou gerencia o conteúdo é um técnico das ideias e responsável por extrair delas o que os desafios do jogo de mercado exigem. Às vezes, a ideia é ótima, e existe a necessidade a ser atendida, mas o conteúdo colocado em campo não consegue ter uma performance à altura. Enfim, a ideia, a necessidade atendida e o conteúdo é o essencial, fundamental! Mas não podemos esquecer de organizar e entrosar esses elementos.
Os resultados são bons, mas meu sonho de empreendedor, fundador e profissional de marketing vai além, e queria finalizar compartilhando esse sonho com vocês.
Sonho que essa marca fique além do patamar das marcas e slogans que viraram “sinônimos” de categorias, sentimentos e necessidades. Como foi o caso da Volkswagen e seu slogan inesquecível (um dos mais geniais, em minha modesta opinião como gerador de conteúdo há 35 anos), “você conhece, você confia”. Muitas vezes, me pego pensando em como a ideia do PRAIAtiva se encaixa nesse conceito. Ou a Coca-Cola, que representa o “refrigerante”, ou melhor, algo que preenche uma necessidade básica (”mata a sede”). Sem esquecer do “primeiro sutiã” da Valisere, simbolizando “momentos da vida que a gente não pode esquecer”. Sem falar do clássico “Não esqueça da minha Calói”, para lembrar alguém de alguma coisa muito importante. E tantos outros.
Sonho, enfim, que PRAIAtiva vire um VERBO. Aliás, literalmente um verbo de ação! rsrsr...
Como aqueles que a gente aprende na escola: que indicam alguma ação, movimento... como é o objetivo dessa startup. Que “fazer atividade para ganhar saúde em um ambiente natural e relaxante como a praia” signifique simplesmente PRAIATIVAR! Portanto, meus amigos, fica aqui meu convite para que todos se juntem ao PRAIAtiva nessa jornada pelo bem, pela nossa saúde e, no fim de tudo, pelo meio ambiente. PRAIAtivem-se e pratiquem, com máscara, distanciamento e seguindo os protocolos, a atividade mais importante de todas: vivam!
Mais informações em nossos canais (site, inscrições, youtube, instagram, facebook, blog) por esse superlink: https://linkpad.bio/praiativa.
Sds praiativas!
Paulo Peregrino, publicitário, profissional de marketing, gerador de conteúdo, idealizador e CEO do Praiativa
Comments